Uma revista assinada pelo Coletivo MICA - Mídia, Identidade, Cultura e Arte e que tem como objetivo principal contribuir para reduzir o preconceito sobre os povos ciganos, divulgar suas lutas e contar um pouco de sua história e cultura. Também aborda a história e lutas da nossa Associação.

Esta edição foi viabilizada pelo edital FEC 01/2017 da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais.

Clique para ler.

ZAPE.png

Conheça as personagens principais

Dandara

Dandara lutou com armas pela libertação total das negras e negros no Brasil; liderava mulheres e homens, tinha objetivos que iam às raízes do problema. Deve ser  lembrada pela busca da autonomia absoluta da mulher negra e da completa liberdade feminina, que protagoniza as trincheiras da resistência contra a discriminação por cor e gênero. Seu nome ficou registrado na história por ter sido companheira de Zumbi dos Palmares.

Ela está presente também na primeira edição da ZAPE.
Conheça a primeira edição.

Sara Kalin

Inspirada em Santa Sara, que dentre todos os Santos da Igreja Católica, foi a escolhida pelos ciganos para dedicarem toda a sua devoção.

Aparece pela primeira vez entre os personagens da ZAPE nesta edição. Ela é uma criança Cigana Calon que está iniciando o período escolar em uma nova escola.

Leia a ZAPE e descubra mais sobre Sara.